terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

♥ ETAPAS IMPORTANTES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL:

► Com 01 mês:

• Levanta o queixo.

• Mantêm as mãos fechadas.

• Olha indefinitivamente

. Olha o rosto das pessoas que o observam.

• Fixa o olhar na luz.

• Emite sons guturais.



► Com 02 meses:

• Levanta o tórax.

• Movimenta braços e pernas.

• Olhar acompanha objetos e pessoas em movimento.

• Sorriso social quando recebe atenção.

• Olhar se demora no horizonte.



► Com 03 meses:

• Rola da posição de lado para a de costas.

• Olha em todas as direções.

• Não fixa atenção por muito tempo.

• Tenta pegar objetos.

• Sorri.

• Emite sons de vogais.

• Sustenta a cabeça.



► Com 04 meses:

• Senta com apoio e mantêm a cabeça firme.

• Mãos abertas.

• Olha imediatamente um objeto que se move.

• Murmura e ri alto.

• Brinca com as mãos e roupas.

• Reconhece a mamadeira.

• Começa a levar objetos à boca.

• Tende a rolar.



► Com 05 meses:

• Quando sentado mantêm a cabeça ereta e firme.

• Se sentado, apanha objetos

• Reconhece as pessoas.

• Pode estranhar estranhos.

• Sorri ao se ver no espelho.

• Emite gritos.

• Preensão precária.



► Com 06 meses:

• Permanece sentado com o tronco ereto, se tiver apoio.

• Gosta de balançar objetos.

• Agarra objetos com as mãos.

• Gosta de olhar no espelho.

• Estende os braços para os pais e pessoas que gosta.

• Quando deitado segura os pés e brinca com os dedos levando à boca.



► Com 07 meses:


• Senta-se com apoio e permanece ereto por pouco tempo.

• Segura um objeto em cada mão.

• Passa objetos de uma mão para outra.

• Sacode chocalho.

• Vocaliza sons e escuta a própria voz.

• Brinca com os pés.

• Aceita alimentos sólidos e estranha pessoas não conhecidas.



► Com 08 meses:

• Sentado, permanece ereto, porém inseguro.

• Levanta-se com ajuda.

• Emite sons e parece gostar de ouvir a própria voz.

• Pronuncia sílabas simples.

• Morde e chupa os brinquedos.

• Busca com insistência os brinquedos fora de seu alcance.



► Com 09 meses:

• Pode começar a engatinhar.

• Senta-se firme sem apoiar.

• Explora e manipula objetos.

• Vocaliza sílabas repetidas.

• Troca sorrisos, atende ao seu nome e ao não.

• Leva à boca e morde tudo que apanha.

• Mantêm-se em pé apoiado.

• Come bolacha; segura a mamadeira.



► Com 10 meses:

• Permanece sentado firme por tempo indeterminado.

• Engatinha.

• Levanta-se sozinho com apoio.

• Começa a soltar os objetos.

• Vocaliza dá-dá, mã-mã, uma ou duas palavras.

• Faz adeus e bate palmas.

• Tende comer sem ajuda, com colher.

• Atende ao seu nome e ao não.

• Faz brincadeiras simples como esconde-esconde.



► Com 11 meses:

• Anda com ajuda.

• Pronuncia uma ou outra palavra.

• Compreende o som de algumas palavras.

• Repete palavras.

• Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem soltar.

• Bebe um pouco de água já da xícara.



►Com 12 a 15 meses:

• Começa a andar sozinho.

• Anda cambaleante.

• Gosta de atividades, de andar.

• Coopera ao vestir.

• Reconhece o nome de pessoas conhecidas.

• Quando se vê no espelho, vocaliza.

• Brinca sozinho e já tem objetos favoritos.

• Repete algumas palavras.

• Fica de pé sozinha

. Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção definida

. Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.

• Solta facilmente

. Come sozinho, mas desperdiça boa quantidade

. Preensão palmar cruzada.

• Constância formal.

• Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).

• Pára de levar as coisas à boca.

• Primeira palavra pronunciada corretamente

. Não baba mais.

• Reage ao seu próprio nome

. Compreende que todas as coisas e todas a pessoas têm nomes.

• Estende as pernas quando esta sendo vestida.

• Emprega a mão dominante com mais freqüência.



► Com 15 a 18 meses:

• Caminha bem sozinho.

• Começa a correr, cambaleante.

• Senta-se sozinho em cadeira infantil.

• Sobe e desce com ajuda, ou sé engatinhando.

• Tem mímica muito expressiva.

• Esforça-se para chutar a bola.

• Desenha um traço.

• Vira folhas do livro: 2 ou 3 por vez.

• Gosta de puxar e empurrar brinquedos.

• Constrói uma torre com três cubos.

• Com só, deixando cair.

• Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando objetos.

• Mostra o nariz, os olhos, o cabelo.

• Imita varrer, ler jornal.

• Compreende ordens e pedidos simples.

• Pode iniciar uso do piniquinho.

• Começa a testar os limites que lhe são impostos

. Sobe escadas.

• Caminha com os pés separados.

• Bebe na caneca sozinha.

• Frases de uma palavra.

• Localiza rapidamente os sons

. Compreende algumas frases simples.

• Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo visual.



► Com 18 a 24 meses:

• Corre bem.

• Chuta a bola.

• Atira a bola com a mão.

• Constrói torres de 4 a 7 cubos (sete cubos com 24 meses).

• Alinha cubos

. Vira páginas de uma a uma.

• Imita traços verticais e circulares.

• Coloca blocos em um tabuleiro, indiscriminadamente.

• Identifica 3 a 5 desenhos.

• Começa a cortar com tesoura.

• É demorado às refeições e ainda brinca com a comida.

• Abre armários, tira objetos das gavetas.

• Acompanha com gestos o que ouve e vê.

• Reconhece-se no espelho.

• Canta (atrapalhado).

• Dramatiza situações simples com bonecos.

• Negativismo acentuado.

• Tem senso de posse.

• Refere-se a si mesmo pelo nome.

• Veste peça simples.

• Compreende perguntas.

• Faz brincadeiras paralelas.

• Desce escada engatinhando para trás.

• Sobe escada de pé, sozinha, segurando no corrimão

. "Corre" desajeitadamente.

• Caminha lateralmente

. Caminha para trás

. Chuta uma bola

. "Salta" desajeitadamente, quando segura por ambas as mãos.

• Come com uma colher

. Arremessa, mais sem direção definida.

• Vira as figuras da maneira correta, de cabeça para cima.

• Imagina coisas que não pode ver.

• Ajuda a despir-se.

• Leva a mão a um lugar dolorido.

• Balbucia, imitando o tom e ritmo da mãe

. Repete sons.

• Frases de duas palavras.

• Compreende frases curtas

.Localiza sons em outra sala.

• Aponta para algumas partes do corpo.

• Consegue associar banheiro/defecação, banheiro/micção.

♥ OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS:

Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.

Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.

Permitir que a criança seja independente.

Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.

Levar a criança a brincar com os outros do grupo.

Fazer com que a criança não fixe em um único colega.

Mantê-la ocupada

Levar a criança a participar das atividades de grupo.

A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna a vida interessante.
Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário