sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

objetivos gerais da pré-escola

OBEJETIVOS GERAIS DA PRÉ ESCOLA

MATEMÁTICA
·         Observar, explorar e manipular o ambiente que a cerca, como um todo e em seus elementos.
·         Pensar e desenvolver um raciocínio lógico.
·         Reconhecer e verbalizar as qualidades dos elementos que lhes são imediatos.
·         Vivenciar experiências que envolvam os conceitos desenvolvidos.
·         Classificar material considerando seus atributos, estabelecendo relações entre elementos manipulados e/ou observados que tenham uma propriedade em comum.
·         Classificar figuras geométricas, segundo a sua forma.
·         Formar conceitos e adquirir vocabulário específico relativo à:
Þ    Orientação temporal.
Þ    Orientação espacial.
Þ    Quantidade, cor, forma, volume, tamanho, distância, comprimento, lateralidade.
·         Desenvolver o raciocínio para ser capaz de solucionar situações problemas simples.
·         Reconhecer, relacionar a quantidade, ler e traçar os numerais.
·         Distinguir número antecessor e sucessor dos numerais.
·         Resolver as operações de adição e subtração (por contagem).

LINGUAGEM
·         Procurar vencer a natural inibição da criança, auxiliando seu ajustamento sócio emocional.
·         Expressar suas necessidades, interesses, sentimentos e idéias.
·         Perceber a importância da sua vida pessoal.
·         Aprender a vivenciar os gestos de relacionamento social (cumprimentar, agradecer, pedir licença, por favor, desculpas).
·         Descobrir o valor da escola.
·         Desenvolver a expressão verbal através de:
Þ    Enriquecimento do vocabulário.
Þ    Desenvolvimento da compreensão.
Þ    Desenvolvimento da memória visual.
Þ     Desenvolvimento da imaginação.
Þ    Desenvolvimento da atenção.
Þ    Desenvolvimento do raciocínio.
Þ    Desenvolvimento da comunicação.
·         Ouvir, compreender e executar tarefas através de instruções individuais e coletivas.
·         Verbalizar suas experiências.
·         Desenvolver seu pensamento ordenando suas idéias.
·         Aprender a dar e receber recados.
·         Desenvolver a criatividade dando à criança condições de:
Þ    Coletar e selecionar materiais.
Þ    Explorar as suas formas de expressão e imaginação.
Þ    Adequar os trabalhos aos objetivos propostos.
Þ    Ampliar o campo de referência.
·         Reconhecer, ler e traçar as vogais nas formas: de forma, bastão, manuscrita, maiúscula e minúscula.
·         Traçar, ler e formar palavras com as letras aprendidas.
·         Ler, copiar e formar frases simples.
·         Identificar: masculino/feminino.

ESTUDOS SOCIAIS
·         Classificar, conhecer e organizar o mundo exterior próximo, a fim de permitir que a criança se integre no mundo em que vive, preparando-a para a socialização.
·         Conhecer globalmente todo o universo.
·         Perceber que tudo que existe se ligam e se completam.
·         Perceber que conhece o mundo com os seus sentidos (tato, olfato, audição, gustação, visão).
·         Conhecer e classificar os 3 reinos.
·         Distinguir as estações do ano.
·         Estimular a inteligência da criança, fazendo com que ela perceba e observe tudo o que a cerca.

PSICOMOTRICIDADE
·         Aperfeiçoar seus movimentos mais amplos e utilizá-los para exploração do ambiente.
·         Desenvolver o conhecimento do seu próprio corpo e de sua imagem corporal, conhecendo e vivenciando conceitos de imobilidade e movimentos de contração e relaxamento, obtendo uma expressão corporal livre e dinâmica.
·         Desenvolver a capacidade de expressar-se através dos movimentos e de controlá-los.
·         Desenvolver a percepção sensorial, a percepção espacial; a capacidade de se localizar e de localizar os objetos e outras pessoas no ambiente (espaço), percebendo as relações entre o seu corpo e outras pessoas ou objetos, percebendo e dominando progressivamente as direções e posições.
·         Desenvolver a coordenação viso-motora manual:
Þ    Adequando movimentos manuais finos a estímulos recebidos.
Þ    Controlando movimentos manuais finos.
Þ    Reproduzindo e expressando graficamente os movimentos, preparando remotamente para a escrita.
·         Desenvolver a capacidade de atenção e concentração, memória visual e auditiva.
·         Compreender a importância da autenticidade de seus trabalhos.
·         Utilizar adequadamente seus materiais e os do meio ambiente sem desperdiçá-los.
·         Respeitar seu trabalho e dos outros.
·         Saber receber críticas.
·         Saber escolher, pegar, organizar e utilizar os materiais.
·         Aproveitar adequadamente o tempo.
·         Devolver adequadamente os materiais aos locais fixados anteriormente.
·         Cuidar da limpeza e da organização do ambiente de trabalho.

CIÊNCIAS
·         Reconhecer e nomear corretamente as partes do corpo.
·         Adquirir hábitos em relação à higiene pessoal, alimentação, eliminação, recreação.
·         Valorizar o repouso.
·         Perceber a importância do banho e do vestuário.
·         Perceber a importância da conservação e higiene dos objetos pessoais (pente, escova de dente...).
·         Perceber a importância da alimentação.
·         Descobrir a necessidade da vacinação e seus benefícios.
·         Valorizar a importância e a necessidade da sua participação na limpeza e conservação da casa e da escola.

EDUCAÇÃO FÍSICA
·         Treinar a postura e os movimentos ritmados, a marcha, flexibilidade dos movimentos, agilidade e a organização.
·         Treinar a participação e a cooperação grupal.
·         Adequar os trabalhos aos objetivos propostos.
·         Persistir nas atividades propostas.
·         Aproveitar adequadamente o tempo.
·         Treinar a atenção e a observação.
·         Treinar a percepção visual, espacial, e temporal.
·         Desenvolver a comunicação, dando à criança condições de:
Þ    Ouvir, compreender e executar tarefas através de instruções coletivas.
Þ    Valorizar suas experiências.
Þ    Respeitar os colegas.

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
·         Permitir a exploração dos materiais e instrumentos de trabalho, possibilitando o desenvolvimento da expansão dos movimentos, levando a criança a descobrir gradativamente a relação da causa e conseqüência entre os movimentos e seus efeitos.
·         Formar hábitos básicos para ordem, limpeza do ambiente, conservação e cuidado com os materiais e com o próprio trabalho.
·         Desenvolver a imaginação, sensibilidade, fantasia e conseqüentemente o comportamento criativo.
·         Desenvolver o pensamento coletivo (trabalho em grupo).
·         Desenvolver a capacidade de concentração.

EXPRESSÃO CORPORAL
·        Aprender novas formas de brincadeiras.
·        Expressar-se através dos movimentos e dominar o esquema corporal e suas expressões motoras.
·        Desenvolver a sociabilidade através das brincadeiras espontâneas em duplas e em grupos.
·        Explorar as suas formas de expressão e imaginação.
·        Ouvir, compreender e executar tarefas através de instruções individuais e coletivas.
·        Persistir nas atividades propostas.
·        Treinar a participação e a cooperação grupal.
·        Jogos com materiais lúdicos.
Þ    Desenvolver na criança a criatividade, isto é, sua capacidade de transformação, a fluência e a flexibilidade.
Þ    Saber receber críticas.
·         Jogos dramáticos.
Þ    Dar à criança condições de expressar sua fantasia, sua imaginação, através dos jogos simbólicos com fantasias.
·         Jogos dirigidos


Nenhum comentário:

Postar um comentário