quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011








Móbile, criatividade no ar


É muito fácil fazer esta borboleta-móbile, que traz bastante cor e alegria para o quarto de meninas e meninos. Basta pintar uma garrafa com tinta acrílica, criando os detalhes do corpo e da cabeça, recortar asas em EVA, transformar bolas de isopor em olhos e tampinhas em patas. Quer copiar? A artesã Cris Guimarães, do ateliê Arte com Reciclagem, de São Paulo, ensina.


Material:
1 garrafa PET do refrigerante Fanta + Tinta acrílica nas cores: laranja, verde, azul-turquesa, preto + Verniz acrílico + Espaguete de plástico branco (3 mm) + Estilete + 2 bolas de isopor nº 40 + 20 cm de fita de tecido xadrez + EVA listrado de 2,5 mm + EVA branco de 2,5 mm + Pincel Condor (474/18) + Canetinha preta ou caneta de tinta permanente + Cola para EVA + Fita de tecido xadrez

Como preparar:
Com a tinta acrílica cor de laranja, pinte a base da garrafa e a parte de cima, delimitada pelo próprio formato. Pinte de verde a parte de baixo. Espere secar e, com a tinta laranja, faça bolinhas na barriga da borboleta. Deixe secar. Aplique uma demão de verniz acrílico em toda a peça para preservar a pintura. Corte o espaguete em 4 partes de 15 cm (para os pés) e duas partes de 10 cm (para os olhos). Para fixá-los, faça um corte de 1 cm com o estilete nos respectivos lugares e enfie a pontinha deixando 2 cm da extremidade dentro da garrafa.

Pés: são tampinhas pintadas com tinta acrílica preta que você fixa na extremidade do espaguete com um nó por baixo.

Asas: corte o EVA listrado de acordo com o formato sugerido. Para fixá-las, faça um corte com o estilete na lateral da garrafa, proporcional ao tamanho da “asa” que será introduzida. Encaixe o EVA na abertura, de maneira que fique 2 cm dentro da garrafa. Boca: corte um EVA branco no formato da boca e faça as listras com canetinha preta para fazer os dentes. Aplique na garrafa com cola para EVA.

Olhos: com a tinta acrílica azul, pinte uma bola grande. Com a tinta acrílica preta, faça uma bolinha menor sobre a bola azul. Para pendurar a peça no teto, utilize uma espiral de caderno. Com o estilete, faça um corte mínimo na parte de cima do “corpo da borboleta” e introduza o arame deixando uma voltinha dentro da garrafa. Arremate a peça com um laço de fita de tecido.


Este modelo foi retirado do site máxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário